domingo, 27 de maio de 2007

APL, por quem o Tejo chora

O acesso dos Lisboetas ao Tejo está vedado pelo caminho-de-ferro. O único troço livre de tal obstáculo é a faixa entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia.

Veja, o projecto da APL para este local!


O acesso ao Rio vedado, um muro de 2 andares , um centro comercial e um condomínio fechado.

A APL é uma entidade soberana e absoluta, mas o acesso ao Tejo é de todos. Temos que dizer não a este projecto, que nos é apresentado como facto consumado e que a ir avante vai comprometer o mais nobre acesso de Lisboa ao Rio e o único sem a barreira do caminho de ferro.


O Tejo é para os Lisboetas, não é para as imobiliárias, hotéis e terminais.......

Acresce que há, quer a norte de Santa Apolónia, quer a Sul outras alternativas.


Urge parar a obra e discutir este assunto em sede própria.

Deixar a obra avançar é comprometer o futuro.



Este Blog destina-se a alertar o cidadão para esta situação e a dar o seu a seu dono:

O Tejo é dos Lisboetas.
O acesso ao Tejo deve ser livre.
Lisboa não pode virar as costas ao Tejo.





13 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia
gostaria de saber mais sobre este projecto, ver plantas se possivel. Poderá indicar me onde posso fazer essa consulta?
Obrigado
JG

Leonor Areal disse...

Vejo que tem fotografias de maquete tiradas do Público. É importante que dê acesso ao artigo que (suponho) apresentará a situação (ou diga a data) e que indique todas as fontes que possui. Fazer barulho não basta, é preciso referenciar a informação.

Anónimo disse...

Independentemente da situação, julgo por anteriores experiências que é urgente alertar os lisboetas para o projecto proposto. Serão crca de 2 km para turista ver, e mais uma vez os lisboetas vão ficar privados do rio. Pior, seguramente que parte das vistas de Alfama ficarão condicionadas pelos edificios propostos.

Carla O. disse...

É pena que, mais uma vez, interesses económicos (e/ou outros) se sobreponham ao interesse público.

M.C.R. disse...

Solidariedade de um habitante do Porto e bloguista no incursoes.
seria bom que o projecto morresse senão ainda nos tiram o mar da foz.

Anónimo disse...

O amigo tem a noção do quanto este projecto é importante para o porto de Lisboa, para a cidade para a economia do pais, para os habitantes e logistas? Não é mais um projecto para o interesse de alguns como dizem algunas criticas no vosso blog, dizer mal não custa, continuamos a ser um pais atrazados de costas viradas para o futuro, com estas mentalidades que por aí correm. Estamos no Século XXI, bolas.A cidade de Lisboa não existia se não houvesse o rio Tejo, ambos têm que andar a par, posso dizer-vos que o projecto é muito interessante e é para o bem de todos, posso dizer ainda que +e muito mais viável e necessário que o aeroporto da OTA, pois o Porto de Lisboa, não tem gares em condições para recever os milhares de turistas que visam a nossa capital. Penseem nisso. E gostaria que continuasse a escrever o que lhe vai na alma, pois posso concordar consigo noutros aspectos. NESTE NÂO. O Tejo não é roupado a ninguem antes pelo contrário é valorizado.

Anónimo disse...

É urgente enviar e confrontar os candidatos á CML com este assunto.Já propus á candidatura da HR que ponderasse a hipótese de se avançar com uma Providência Cautelar.

Se nenhum deles parar as obras devemos avançar nós com a Providência Cautelar, bastam 3/4 cidadãos para o fazer.

Há aí um jurista para ajudar?

Graza disse...

Providência, Movimento, tudo, é preciso é por Lisboa a dizer o quer.

Anónimo disse...

Peço desculpa de parecer um pouco radical, mas NADA É NOSSO, OU ESTÁ COMPRADO OU EM VIAS DISSO, E ALGUNS INTERMEDIÁRIOS SÃO INDIVIDUOS QUE NASCERAM NESTE PAÍS, dizem-se portugueses.
Por enquanto emos o ar e e .... a ver vamos.

Anónimo disse...

Que tal aliar o desenvolvimento da cidade junto ao Tejo, preservando ou mesmo melhorando o acesso da cidade ao rio? Porque não construir esse mesmo hotel, condomínio, gare para o terminal de cruzeiros, etc, tudo subterrâneo, desenvolvendo a actividade comercial (e aproveitando a proximidade ao comércio das zonas históricas) e zona pedonal no piso térreo? Uma ameaça que temos é que as obras durem uma eternidade e derrapem todos os orçamentos tal como aconteceu com o túnel do metro do Terreiro do Paço, o qual ainda está por abrir... mas com um bom planeamento tudo vai lá...
O que podia ser melhor para os Lisboetas, para todos os Portugueses e mesmo para o bom do estrangeiro poder descer do castelo pelas ruas dos bairros históricos, cheias de comércio e acabar numa zona ultra agradável junto ao Tejo, com esplanadas e outras zonas de lazer?
Falo por mim, mas Centros Comerciais já chega... queremos é qualidade de vida!

Ldorado disse...

Este projecto não é nada que não acontecesse noutras avançadas cidades europeias e é até um projecto muito contido (comparar com o porto de Barcelona). Lisboa necessita de infraestruturas para acolhimento dos Navios de Cruzeiro. Não vejo o futuro de Lisboa sem isso. Por favor parem com as providências cautelares, em nome do avanço do país. Os velhos do Restelo nunca levarão a melhor! É também uma vergonha que a única Marina de Lisboa seja na Expo. A frente Ribeirinha do Tejo dá para todos os necessários equipamentos, exige-se organização.

Ldorado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ldorado disse...

Eu quero este Porto!
ass. Miguel Frazão (32 anos, naturale morador em Alfama, Lisboa)